O AI5 voltou? Não, ele foi reformulado e está ainda pior

Faz algum tempo que escrevi aqui sobre a censura, ou foi em algum outro espaço sem muita audiência já que nem eu lembro, e sim meus queridos, a censura voltou, está confirmado. Como? Por quê?

Simples, mas antes precisamos definir cada coisa: censura é aquilo  que se faz sem muito alarde, você diz que não pode por motivo X ou Y e fica nisso,não pode e acabou, pode espernear, pode gritar, mas não pode fazer o que te proibi, isso em letras cruas é censura.

No AI5 sob o frágil argumento de manter a “revolução” de 64, foi colocado em prática, mas na prática mesmo o AI 5 servia para tirar direitos, dar superpoderes aos militares e evitar de forma zelosa qualquer coisa que depusesse contra o então estado de direito. Nas formas mais “democráticas” do AI5, a matéria saia, o governo não concordava, os responsáveis pela matéria eram demitidos e pronto. Pronto? Mais ou menos, não entraremos aqui no mérito de Vladimir Herzog, o jornalista que morreu em uma cela do Dops, empregado, ganhava bem, pai de família, vida estruturada e com uma respeitável vida profissional que após um depoimento… o regime militar jura que o jornalista teve a “brilhante” ideia do suicídio. Falemos de algo mais simples, censura é censura, ela não é boa nunca.

Sabem qual é, na opinião desse modesto e alienado pela história jornalista, a diferença entre o AI5 e o atual estado de censura? No AI5 os militares censuravam e tinham uma “justificativa” e negavam veementemente a censura, hoje censura-se pelo simples modismo de censurar, censura-se pelo ego, censura-se pelo achismo e não há a menor preocupação de se esconder essa censura, então, sim, estamos em um estado de censura!

Casos como o de Fernando Sarney, a matéria do Cabrini que não pode ir ao ar, a matéria do CQC de ontem sobre uma televisão que foi doada para a escola e era usada na casa da diretora, o blog do Pannuzzio, a criança da novela que não pode fazer papel X ou Y, a novela que não pode mostrar tal cena em tal horário, o prefeito Beto Richa irritadinho por conta de uma pergunta do repórter e em um momento Requião esbraveja contra a imprensa, tudo isso é CENSURA, admitida ou não, é censura.

Qual é o modelo certo? Ora queridos, todos sabem o modelo, as instituições de direito estão aí, se sentiu ofendido por algo dito? Justiça neles! Achou que uma matéria foi tendenciosa e quer direito de resposta? Justiça neles! Agora, ir a justiça antes do material ir ao ar, é covarde,imbecil e é Censura!

As recentes declarações de líderes petistas preocupam a liberdade de imprensa, mas a censura vem sendo praticada há anos e criticá-las politicamente é uma questão de oportunidade. Precisamos amadurecer, temos que entender que em um estado de direito democrático como pseudamente vivemos temos o direto de expor nossas opiniões sobre tudo, sobre todos e sobre quaisquer coisas, falou besbeira? Mentiu? A justiça e a sociedade que tratem de julgá-lo.

Afinal, eu ainda quero poder escrever este mal escrito texto no futuro sem ter que primeiro mandar um e-mail para um censor qualquer aprová-lo ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *