Você é a favor ou contra a construção da Usina de Belo Monte? Eu não tenho a menor ideia!

Se você ainda não tem posicionamento sobre isso, as celebridades já tem. Elas são contra! E agora? Você é a contra ou a favor da construção da Usina de Belo Monte? Agora, o Rafinha Bastos, aquele do CQC, do SNL, que o The New York Times elegeu como a pessoa mais influente do mundo no Twitter é a favor. E agora? Você é a favor ou contra a construção da Usina de Belo Monte?

Temas como este normalmente despertam paixões, porém poucas paixões. Vou me basear por mim mesmo:

Jornalista
leitura: 2 revistas de notícias por semana
2 revistas de assuntos gerais por mês
1 ou 2 livros por mês
Ouço rádios de notícias 10 horas por dia
Posicionamento sobre Belo Monte: NTAMI – Não tenho a menor ideia

Assisti os vídeos com as celebridades e resolvi ir à luta e pesquisar mais a respeito do tema conforme sugeria o vídeo e surpresa: continuei sem ter a menor ideia se sou contra ou a favor da construção do mesmo.

Então apelei para a história, ela tem a maioria das respostas, pois hoje em dia apenas repetimos as perguntas com outras palavras. E me deparei com a construção da Hidrelétrica de Itaipu que começa em 1974e vivíamos a época da ditadura militar e talvez por isso minha pesquisa fique contaminada, mas assim, era todo mundo contra a construção. Na época houve até campanhas mundiais por preservadores do meio ambiente contra a construção porque ela faria desaparecer, como fez, as populares 7 quedas um dos mais lindos cartões postais do Paraná.

Mas vamos aos fatos de Itaipu:

E aqui deixo claro que é tudo pesquisa, nem era nascido na época, então se você viveu aquela época e quiser contribuir com o debate, fique a vontade:

1 – 7 Quedas desapareceram
2 – O Brasil passou a produzir muita energia a um preço baixíssimo. A cada governo paraguaio há uma nova tentativa de negociação quanto aos preços pagos ao país pela energia. Na época da construção houve muita tensão entre Brasil, Paraguai e Argentina pela construção. O Paraguai era a favor mas não tinha dinheiro para ajudar, a Argentina era contra porque isso poderia ser uma arma de guerra. Diziam os “irmãos” que a abertura das comportas de Itaipu poderia alagar grande parte do país. Uma série de acordos militares acabaram resolvendo a questão.
3 – Todos os municípios em torno de Itaipu se beneficiaram da usina por receberem os chamados royaltes que fez com que suas receitas até mesmo quadruplicassem.
4 – O Turismo Paranaense e brasileiro ganhou um fôlego gigantesco com a Usina.
5 – Passamos a “mandar” na América Latina
6 – Centenas de funcionários morreram na construção da Usina
7 – Centenas de funcionários enriqueceram com a construção da Usina
8 – Foz do Iguaçu que na época da construção tinha 20 mil habitantes passou a contar com 100 mil

E agora? Você é a favor ou contra a construção de Belo Monte? Os principais argumentos contra a construção são:

✓ Índios perderão territórios e possivelmente suas casas
✓ Centenas de km de florestas ficarão abaixo d’água
✓ A Usina custará muito caro, cerca de 30 bilhões de reais
✓ Conseguirá operar com apenas 30% de sua capacidade devido ao volume de chuvas da região
✓ Irá deixar muitas áreas habitadas por índios secas
✓ O Brasil poderia investir em energia solar e eólica

São posicionamentos difíceis de se tomar, ser a favor ou contra algo é dizer para alguém que você entende tudo sobre determinado assunto. Fora isso, são apenas interesses menores como aparecer ou a necessidade de se ter um posicionamento em tudo para parecer mais esperto que os demais.

Por isso, até se ter absoluta certeza do que se quer, é melhor não querer nada. A questão é importantíssima e influenciará a maneira como nossos filhos e netos viverão o país por isso todo cuidado é pouco. Pesquisar sempre é a melhor opção, leia os dois lados da questão, ouça seus argumentos e a partir daí tire o seu próprio veredicto. Assim, se errar, errará em busca do acerto, e isso faz toda a diferença.

Assista ao vídeo das celebridades contra a construção

Assista ao vídeo de Rafinha Bastos ironizando o primeiro vídeo

1 thought on “Você é a favor ou contra a construção da Usina de Belo Monte? Eu não tenho a menor ideia!

  1. Salve Ediney Giordani! Sou sempre a favor do desenvolvimento, desde que ele seja viável econômica, social e ambientalmente. Uma usina hidrelétrica de fato é uma energia limpa, porém seus impactos sociais e ambientais são expressivos, o que gera bastante discussão. No caso de Belo Monte as questões econômicas também são complicadas pois a obra depende de isenções tributárias, participação forte de empresas estatais, fundos de pensão e créditos subsidiados. Um financiamento de 30 anos a 4% :).
    Sem contar outas questões que não aparecem pois ao secar a Volta Grande do Rio Xingu, a empresa canadense BeloSun Mining, do grupo Forbes & Manhattan, pretende fazer ali o “maior programa de exploração de ouro do Brasil”, investindo mais de US$ 1 bilhão para extrair quase cinco toneladas por ano do precioso metal, ou seja, nossas riquezas sendo exportadas.
    As mudanças sociais e ambientais diretas e indiretas com as 28 etnias que vivem na região deveriam ser mais valorizadas pois também mudarão a forma de viver destas comunidades. Entre todos os outros fatores como os 30% de utilização que citou, acredito ser interessante uma auditoria independente, devido as polêmicas nestes 3 pilares, para sanar problemas, gerar mais credibilidade e transparência ao governo, além de visibilidade a estes assuntos que diretamente afetam o nosso país e muitas vezes são tratados superficialmente para pouca gente entender. Não digo a obra, mais a forma é errada, na minha opinião desenvolvimento por desenvolvimento apenas não é sustentável, é retrocesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *