Blog do Ediney

Viva a democracia, desde que ela tenha tudo que eu quero!

O Brasil é uma jovem democracia e já sabemos disso. Não sabemos muito bem usufruir deste “direito” que há muito não estava em nossas mãos. Votamos em pessoas erradas, usamos as redes sociais para caluniar ou pior, para criticar aqueles que tem uma opinião diversa da nossa.

Os exemplos são abundantes, hoje mesmo, enquanto escrevo este texto leio que o Ministério Público Federal quer que o Twitter cancele contas que avisam sobre blitz da lei seca. Ué?! Não vivemos em uma democracia? Aí você vai argumentar, mas é para um bem maior. É para não deixar que bêbados matem pessoas. Ok, então vamos combinar uma regra? Há liberdade de expressão desde que ela não sirva para avisar bêbados.

Outro exemplo, de hoje também: uma equipe da Rede Globo é expulsa de uma manifestação da PM do Rio de Janeiro porque divulgou conversas do líder do movimento combinando atitudes marginais o que gerou em seguida a prisão do mesmo. Então vamos para mais uma regra? No Brasil há democracia desde que você não exponha líderes de movimentos, mesmo que eles estejam exercendo de maneira calhorda o que lhe foi confiado.

Vamos voltar um pouco no passado com dois exemplos? Marcha da maconha. Tema espinhoso e que todos os anos gera a mesma repercussão. Gente querendo proibir, gente querendo liberar. Maconha faz, maconha é porta de entrada para outras drogas então você não pode, em um país democrático, defender a sua legalização. Que tal mais um adendo à regra ? No Brasil, há democracia desde que você não queira ir às ruas defender qualquer coisa que fira o politicamente correto.

tela_comunicado censura Esmael Moraes
tela_comunicado censura Esmael Moraes

Mais um exemplo? Campanha de 2010, o então candidato, pede (e consegue) que o blog do comentarista Esmael Moraes seja retirado do ar por supostamente conter informações erradas e tendenciosas sobre o candidato. O blog ficou fora do ar alguns dias. Então, assim: mais uma regrinha: No Brasil há democracia desde que você não fale ou escreva nada contrário ao chamado “candidato do choque de gestão”.

A democracia devia ser plena no Brasil. Estes e muitos outros exemplos são vistos todos os dias e por diferentes segmentos. Opiniões contrárias geram acusações, mágoas e processos que somente enfraquecem o direito de plena liberdade. O fim da lei da imprensa, ao contrário do que se propagava tratou-se de um retrocesso para as instituições. Na minha modestíssima opinião, o fórum adequado para resolver qualquer divergência de pensamento é a justiça, tudo o mais nada é além do que a chamada “democracia de porão”.

Compartilhe: