Blog do Ediney

Sua imagem no ambiente de trabalho. Cuide-se só depende de você!

O  dia a dia no ambiente de trabalho pode ser a diferença entre você ficar alguns meses na  empresa entre pensar seriamente em se aposentar por ali. Quantos de nós já não recusamos proposta um pouco melhores financeiras por conta de um ótimo clima na organização. Se você não está neste grupo, comece a prestar atenção.

O seu comportamento influencia diretamente como os outros se comportarão com você, a regra válida é, tomou liberdade, dê liberdade. Fez comentários pessoais, aceite comentários pessoais e assim por diante. Lembrando que comentários pessoais são diferentes de ferir a intimidade da pessoa, ou falar palavrões ou coisas do tipo.

Em nome de uma boa convivência vale inclusive um pouco de falsidade, é verdade que a palavra não é a mais adequada mas, o recado é o mesmo! Por exemplo, em um ambiente de 10 pessoas, por exemplo, nem todos, tem a mesma intimidade, nem todos gostam das mesmas piadas, e acredite, nem todos gostam de você! Sim, sua mãe deu uma exagerada quando te elogiava. Enfim, você deve suportar, assim como alguns te suportam, não é uma regra clara, mas é uma regra válida.

Vamos ao exemplo, aquele cara que você entojado está de aniversário e vai rolar a vaca do presente de aniversário do cidadão, todos vão participar e você? Também! Sim, e não adianta dizer que não gosta do cara, que não tem dinheiro, que prefere guardar para outra coisa. Participe, o custo para sua imagem é extremamente menor do que um eventual desprazer em lhe apertar a mão nas felicitações, o que aliás, é muito educado!

Assim como em casamentos, o seu relacionamento com seus pares e superiores passará por momentos de lua de mel e por momentos de crise que dependerão principalmente de você saber administrar. A sua imagem é o seu maior patrimônio no mercado de trabalho, e essa informação é valiosa e viaja ao sabor do vento. Então, antes de perder tempo com discussões tolas, birras infantis ou batalhas que você quer vencer apenas por afronta, pense bem, quando as palavras estão no ar, elas não tem mais dono!

Agora, na mais popular receita de bolo, regrinhas básicas para o bom convívio no dia a dia da empresa:
• Diga bom dia para todos! Sim, isso inclui a moça da limpeza e o presidente da empresa
• Ninguém quer saber os seus casos amorosos na empresa, guarde-os para você!
• É de bom alvitre participar de parabéns, vaquinhas e festas, tem baixo custo e alta rentabilidade para sua imagem
• Chamar as pessoas como elas querem ser chamadas também é legal, senhor de senhor, nome pelo nome, e pelo amor de Deus, nada, nunca, jamais dê apelido para as pessoas.
• Antes de reclamar dos processos, salários ou políticas da empresa, lembre-se que o seu par hoje pode ser o seu chefe amanhã. Ele lembrará dessa conversa.
• Todo tipo de indignação deve ser feita diretamente para seu chefe
• NUNCA responda um email enviado somente para você com outras pessoas copiadas, isso não é ético. Se for necessário fazê-lo peça autorização para a pessoa.
• Os equipamentos são da empresa, não seu! Então você não tem autorização de quebrá-lo, jogá-lo.
• Não gosta de ar condicionado? Vista uma blusa! A empresa não gastou um monte de dinheiro para os funcionários passarem calor.
• É gostoso ouvir rádio ou uma musiquinha durante o trabalho né? Então, você pode ouvir, não precisa ser um som altíssimo, ou que incomode os demais, lembre-se que o teu espaço acaba quando começa o dos outros
• Os processos foram feitos para serem seguidos, ou seja, se o carinha do outro setor é seu amigo isso não lhe dá o direito de pedir-lhe favores sem passar pelos trâmites legais
• Você pode e deve falar tudo o que pensa sobre determinado assunto quando isso lhe for solicitado
• As reuniões são um campo de discussão, então, discuta!
• E por fim, antes de fazer comentários sobre outras pessoas ou setores, pense bem, ele é mesmo necessário? Você não consegue seguir sua vida sem dividir com os outros a sua constatação?

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