Blog do Ediney

Reconhecendo o traíra no mercado de trabalho

Backstab_by_BabushkaYagaO traíra é uma figura folclórica presente desde sempre nas relações humanas. Aqui, vamos nos concentrar no traíra do mercado de trabalho, aquele que provavelmente está na mesma sala que você, ou faz negócios com você e, podendo, vai te ferrar.

Normalmente o traíra completo é aquele que te conhece, mas até então não conhecia o seu trabalho. Depois, aos poucos, ele vai aprendendo sobre o que você, vai conhecendo as pessoas com as quais você se relaciona, como você fala com elas, quais são as suas limitações… enfim, vamos dar esse crédito ao traíra: ele aprende bem o que você faz.

A partir de então o traíra começa com suas facetas, e aqui fica a nota, o traíra não está necessariamente ligado no seu salário, algumas vezes ele até ganha mais que você. O traíra quer mesmo é te derrubar.

Mas eu não estou cumprindo com o título deste texto, afinal, como reconhecer o seu “amigo” traíra no mercado de trabalho, vamos a listinha:

* Ele sempre é curioso com coisas que a principio não lhes dizem respeito como, onde você vai, com quem você fala na conta xis, por que o cliente Y está com você, como você opera, ele gosta dos detalhes.
* Quando o traíra começar a agir ele terá boas ideias, mas não as dará a você, também não irá diretamente ao seu chefe ou cliente, afinal, isso daria muito na cara, ele deixará a ideia “escapar” em uma furtiva conversa no café, assim, sem querer.
* O traíra também tem todas as respostas para as perguntas que ainda não foram feitas. Por exemplo, como crescer X, o cliente ou chefe, já sabe por você como crescer X, porque estamos crescendo Y, mas o traíra tem a resposta para a pergunta não feita e não se sentirá constrangido em apresentá-la.
* Por fim, quando o traíra terminar seu “trabalho” não restará a ele outra coisa a não ser apresentar ao seu chefe ou cliente o resultado da sua ideia sensacional, aquela que salvará a pátria. Claro que você não ficará sabendo, caso, em caso quase impossível, do seu chefe/cliente ser extremamente grato ao seu histórico e claro, ético, para você saber.

A partir daí a convivência com o traíra ficará comprometida. Não importa quão boa seja a proposta apresentada, ela simplesmente ficará sem sinergia pela sua presença, porque, magoado e se sentindo traído você por certo não implicará toda a sua força nela.

Mas, aqui um humilde conselho. Releve o traíra. Ele pode ganhar a batalha? Pode! Mas, o traíra não se sustenta, ele é parasita e como tal precisa de um hospedeiro, em algum momento ele encontrará alguém não tão ético quanto você e neste momento o histórico dele virá a tona. Você pode estar em outras posições, com outros conceitos e buscando outros desafios, mas estará limpo, tendo a certeza de que ofereceu o melhor trabalho para o desafio que lhe foi imposto.

Já o traíra… seguirá desesperadamente em busca de um novo hospedeiro… Quem sabe, você o coma, o peixe, claro.

Compartilhe: