Blog do Ediney

Quanto vale sua privacidade?

Quanto vale sua privacidade? Para a senhorita Jocilene de São Paulo vale R$ 100.000, por esse valor, ela contou no Programa Nada Além da Verdade, brilhantemente apresentado (sim, ele está brilhante e não apelativo a frente deste programa) por Carlos Massa, o Ratinho, coisas como quantos homens transou, se traiu ou não o marido (traiu) se dormiu com amigos do irmão (presente na platéia), se gosta mais da mãe ou do pai (pai), se achava que o chefe era honesto (não achava) e se sua empresa já havia subornado funcionários públicos (sim).

Isso vale R$ 100.000? Mais? Menos? Não tem preço?

Cem mil é o prêmio máximo do programa, para chegar a ele, Jocilene respondeu a 21 perguntas, não poderia mentir em nenhuma das respostas, e segundo o computador não o fez. Jocilene era uma daquelas participantes dos sonhos de qualquer apresentador, bonita, comunicativa e espontânea. Não deixava com que nenhuma pergunta a tirasse do sério e fazia a cada resposta um show particular, mas nada disso responde a pergunta: quanto vale sua privacidade?

Blogs, Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, a todo momento estamos expondo o que achamos de melhor em nós mesmos, ninguém (eu pelo menos não li ainda) coloca em seu Twitter: Hj vou transar com @fulano amigo do @xyz… nós colocamos coisas mais bonitinhas, cuti-cuti mesmo: Hj fui a Londrina com @beltrano e foi lindo #amor.
Na vida muitas vezes escolhemos a forma e quanto devemos nos expor, algumas vezes foge de nosso controle, como o caso da menina que teve fotos de sua transa com o namorado expostas no Orkut e depois os “puritanos” de sua faculdade queriam bater nela com o argumento de chamá-la de vagabunda…

De uma maneira geral, usamos todos os meios possíveis para mostrar aos outros quão inteligentes e influentes somos, se queremos ou não a saída do Sarney ou então o que estamos fazendo ou pensando naquele momento. Para Jocilene isso tudo é bobagem, se for para mostrar sua intimidade para todo mundo ficar sabendo, que seja em rede nacional, que valha cem mil e que ao menos inspire um pífio escritor a perguntar aos seus pares de leitura: afinal, quanto vale sua privacidade?

Compartilhe: