Blog do Ediney

Por que os filhos nos tornam pessoas melhores?

Captura de Tela 2016-05-16 às 12.08.51Quem me conhece desde os primórdios da minha humanidade sabe que jamais fui um interessado no tema paternidade, achava que não tinha tempo para isso, a verdade é que o interesse era zero. Mas, a roda gigante da vida tem as suas proezas e deixou sob minha tutela não um, mas dois seres, lindos, perfeitos, maravilhosos, e outros adjetivos que os pais despejam em seus filhos, e após eles, me tornei melhor. Por quê? Simplesmente porque a sua vida não te pertence mais, pertence a existência deles, e isso não vai mudar nunca, ao menos assim penso, já que vejo minha mãe, até hoje se preocupando com todos os aspectos dos seus filhos.

Ter filho mostra que você tem que somar um mais um e ver se a conta no final do mês vai dar. Mostra que o caminho mais curto e mais perigoso que antes era a opção mais vantajosa perdeu o seu encanto, você tem responsabilidades, você tem que trazer mais que dinheiro para casa, você tem que “se” trazer para casa, tem que dedicar tempo para eles, tem que dedicar a sua presença para eles. E sim, perder o futebol na tv, a festa do vizinho, o jantar romântico com a esposa, deixar de comprar o carro que queria (ao menos para as pessoas normais). E quer saber? Você vai amar isso.

Os filhos nos tornam melhores porque eles aumentam nosso vocabulário de assuntos os restringindo,explico: se antes você falava sobre economia, futebol, sexo e celebridades, hoje você ainda sabe destes assuntos mas acaba falando sobre como o seu filho se porta na escola, como e o quê ele come, com qual frequência vai ao banheiro e as novas palavras que aprendeu. Ser pai é comemorar a simples ida ao banheiro, o fim da frauda, o fim da mamadeira, o fim da amamentação, o início das palavras, os primeiros passos, as primeiras quedas e as primeiras levantadas.

Mas ser pai também é mudar o seu interior, você conhecerá o medo intimamente. O medo da doença, da morte, da doença, da queda, do sumiço, da comunicação, da febre. Você também ficará mais molenga, provavelmente ficará com olhos marejados ao ver uma criança sendo mal tratada, sofrendo violência ou ainda não tendo o que comer. Você se colocará no lugar daquela família e por mais ou menos religioso que for, sentirá uma imensa vontade de enviar ao menos energias positivas para aquela família querendo o melhor. Rezará.

Enfim, esse conjunto de ações, medos e emoções te tornará uma pessoa muito melhor do que era antes. Você sentirá coisas que jamais pensou sentir, saberá de coisas que jamais imaginou saber e por fim, ensinará algo que nunca buscou aprender, assim é a vida de pai, assim são as emoções de ser pai. Será assim para você também?

Compartilhe: