«

»

jan 27

Imprimir Post

Os pequenos dilemas do dia a dia

dilemaMuito se fala do correto, de como agir, da eterna batalha entre o bem e o mal, mas pouco se fala de quanto estamos dispostos a abrir mão para cada escolha que fazemos. Vamos falar de alguns exemplos que podem te confrontar com a realidade das escolhas,

No Reino Unido, o governo quer proibir os aplicativos WhatsApp e iMessage pois a criptografia de ambos não permitem que as agências de segurança monitorem as conversas e isso faz com que ataques terroristas possam ser “combinados” por aí. E agora? Você está disposto a abrir mão de sua privacidade por uma pretensa sensação de segurança? O preço é baixo ou é alto?

A constituição brasileira é clara: a liberdade de expressão é garantida,porém, o anonimato é vedado. Há projetos que pedem que as pessoas interessadas em entrar em redes sociais, como o Facebook, por exemplo, se cadastrem com o uso de um documento, ou seja, o fim dos fakes, mas é também o fim dos ataques sem responsabilidade. E aí? A constituição ser defendida é válida ou não?

No último final de semana “bombou” nas redes sociais um vídeo em que um vendedor e abacaxi (abaixo) tem sua mercadoria apreendida pela fiscalização da cidade. A moça que gravava a cena dizia coisas como: “ele está trabalhando” ou “agora vai virar bandido”. Ninguém, entretanto, pensou na loja atrás do moço, que vendia o mesmo abacaxi que ele, porém, estava gerando e emitia (ou devia) emitir notas fiscais que contribuiriam com impostos para melhorar a cidade, melhorar a educação e quem sabe gerar mais oportunidades para o próprio vendedor de abacaxi.

Um último exemplo: em Curitiba a cidade convive com uma greve dos motoristas e cobradores, o motivo para a parada não poderia ser mais justo: os trabalhadores não estão recebendo salários. Porém, há problemas, além do evidente transtorno a população, o sindicato (que recebe um milhão de reais por mês) não cumpre a decisão judicial que determina ao menos 50% da frota rodando. Justo? A prefeitura da cidade cadastrou veículos para “substituírem” os ônibus temporariamente e diminuírem o tamanho do problema, porém, agora, o sindicato tenta bloquear as avenidas exclusivas por onde passa o transporte coletivo. Continua justo?

Temos muitas questões éticas do dia a dia e na maioria das vezes, para a maioria das pessoas, o que vale é o que mais lhes favorece, mas são dilemas que nos assombram, mas na maioria das vezes nem são percebidos.

Link permanente para este artigo: https://www.blogdoediney.com.br/os-pequenos-dilemas-dia-dia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>