Blog do Ediney

O poder de 3 ou 4

As redes sociais nasceram do desejo crescente do ser humano em se comunicar. Muitas pessoas jamais escreveram nada em redes sociais, mas as acompanham avidamente. Em 1982 um teórico da comunicação chamado Marshall Mcluhan criou o termo “Aldeia Global”, nele, ele defendia que no futuro as pessoas teriam tantas facilidades de comunicação que seria possível dizer que o local mais remoto da Terra estaria no quintal de nossas casas, hoje sabemos que ele estava certo.

Mas as redes sociais são um fenômeno ainda maior, elas a prova inconteste de que via de regra gostamos de saber tudo da vida do próximo, das pessoas que admiramos, das pessoas que conhecemos , daquelas das quais sabemos que as opiniões podem influenciar os destinos.

Sempre uso como exemplo para redes sociais as reuniões da câmara de vereadores de pequenas cidades – normalmente a audiência dos nove vereadores se compõe de três a quatro pessoas, porém todos eles sobem na tribuna e fazem discursos apaixonados, acusando ou elogiando seu correligionário, por quê? Porque reverbera. Estas três ou quatro pessoas formam o tipo de audiência com alcance no local de trabalho, no bar, na praça, e aquela informação antes restrita agora está em vários locais com várias mudanças, porém com o mesmo cerne.

Nas redes sociais é mais ou menos assim também: o Requião twita alguma coisa, que é lida por vários jornalistas que já dão um RT, é lida por adversários políticos que dão um Reply, é formada por várias Dm’s e assim, a mensagem antes restrita aos seus seguidores, toma corpo e importância.

Daí a necessidade cada vez mais freqüente de tomarmos extremo cuidado com aquilo que escrevemos ou mesmo retuítamos, somos parte de uma corrente. Podemos passar mensagens positivas, mensagens que irritam, mensagens que desagradem e a elas estamos dando a chancela de nossos nomes.

Por isso, antes de escrever ou repassar uma mensagem, preste muita atenção no recado que ela vai passar. Afinal, por menor que seja o seu número de seguidores eles podem fazer muito barulho, assim como os três ou quatro que assistem as reuniões da câmara de vereadores de pequenas cidades.

Compartilhe: