Blog do Ediney

O Filho do Ediney Santos…

Já escrevi sobre minha mãe da ocasião do aniversário dela em um editorial de um jornal impresso. Quem acompanha este blog sabe que é assim… tenho vontade vou lá e escrevo, pura inspiração. Não tenho compromisso com periodicidade, tão pouco com audiência que pouco sei dela. Hoje, retomando a primeira oração deste texto, fiquei com vontade de escrever sobre meu Pai. (aliás escrever Pai no teclado é um martírio, você sempre acaba errando e apertando a tecla ao lado, que é um “u”)

Enfim, escrever sobre o seu Ataídes, ou melhor, sobre o Seu Ediney Santos não é lá das tarefas mais fáceis. Ele tem facetas diferentes de todos que conheço. É uma pessoa boa de se conversar, é orgulhoso e humilde. Tem gosto simplórios baseados em sua própria experiência de vida. Fez, como todos nós, algumas escolhas erradas e muitas outras certas. Ele é uma mistura de sentimentos e personalidades que fica difícil discorrer sobre ele em texto. Mas, mesmo assim, fiquei com vontade de escrever sobre ele.

Ediney Santos nasceu no interior do Rio Grande do Sul, mas tirando uma ou outra palavra da gíria do estado não se percebe que ele nasceu lá. Veio cedo para o interior do Paraná e em algum momento dessa história decidiu que o trabalho da roça não era o que queria. Queria ser artista. Ou não? Nessa confusão virou locutor e empresário, ou seja, é artista, mas não é. Passou por tantas cidades e emissoras diferentes que nem saberia contar. Lembro-me muito bem, que quando era pequeno meu pai contratava os shows de alguns artistas, e não sei bem o motivo, eles acabavam dormindo lá em casa, isso fazia parte do meu dia a dia.

Com sua profissão, meu pai fez muitos amigos em diferentes cidades, e ainda hoje, depois de ter uma carreira de certa forma consolidada no jornalismo, ainda sou o filho do Ediney, ou Edineyzinho… Não tenho nome próprio. Aliás, por falar em nome, essa é outra história, foi uma das duplas que ele empresariava que lhe deu, afinal, quem quer ter como empresário um ouvir um programa de rádio de um cara chamado Ataídes?

Aprendi desde pequeno que os amigos são muito importantes na vida de uma pessoa, aliás acho que foram os amigos do meu pai que acabaram com o seu casamento com a minha mãe. Hoje eles são amigos, simplesmente não deu… Aliás minhas irmãs e eu logo após a separação ficamos felizes, porque ganhamos dois presentes de páscoa.

Alguns amigos Ediney Santos conserva a tanto tempo que por eles sei muito sobre o meu pai, como o cantores Divon e Leonel Rocha. Desde que aprendi as primeiras palavras ouço as suas músicas.

Meu Pai hoje, acho que não tem mais paciência para o rádio, tem vários convites e a minha insistência, mas acho que ele se cansou de perguntar a música que a pessoa queria ouvir, de tocar aquilo que não gostava por pedido de ouvintes ou de amigos da música.

Hoje sou jornalista e com certeza fui inspirado pelo meu Pai, Não tive muita escolha, não tenho certeza se era um sonho dele para mim, mas acabei, de maneira diferente seguindo os passos dele. Não tenho tantos amigos quanto ele, não sou tão conhecido quanto ele, e provavelmente não tenho os mesmos sonhos dele. Mas me orgulha ser filho de uma pessoa sonhadora, alguém que sempre quer mais, sempre reclama por mais, sempre… com o som de uma boa música sertaneja de fundo e a companhia dos amigos que lhe acompanharam por boa parte dessa Longa Estrada da Vida!

Compartilhe: