«

»

jan 19

Imprimir Post

O Facebook não é lugar para pessoas felizes

fila de opinião

Esperando para compartilhar opiniões iguais a tua

Ok, admito, o título talvez seja um pouco incisivo demais, mas acreditem, é a realidade, e ao ler “Facebook” leia “Redes Sociais” (não usei esse título porque ficou grande demais, coisas da minha cabeça). E não é só isso, ao contrário do que faz crer a crença popular, o Facebook (leia Redes Sociais) também não é lugar para debate, não, não e não, pensa que é? Oh, coitado!

O Facebook é o local das certezas, do encontro de opiniões iguais, da formação de quadrilha das letras, é lá, neste cantinho de pixel e códigos que moram as maiores aberrações e arbitrariedade possíveis.

NoTA dO LeiTOR.

Ai, Ediney, então você é contra a internet? Ui, isso é coisa de petista, de tucano, do mensalão, do tremsalão, é culpa da Dilma, tá ganhando dinheiro de quem?!

Continuando o texto…

Cara, pare. Só pare. É exatamente sobre isso que eu estou falando, por que diabos eu tenho que ser contra alguma coisa apenas por falar outra? Veja o exemplo dos fãs da Banda Calypso, por exemplo, o que fizeram? 3 coisas:

– Foram na página da Banda lamentar o fim e xingar o Ximbinha (agora é com X)
– Foram na página do Ximbinha xingar o Ximbinha
– Foram da página da Joelma xingar o Ximbinha

Não sabiam de nada, absolutamente nada do que acontecia, quem sabe o tal do Ximbinha realmente fosse um canalha, mas quem sabe, não. Ainda assim, sem dar o benefício da dúvida, sem pensar duas vezes, as pessoas tiveram todo esse trabalho. Mas não termina por aí, nunca termina por aí. Fosse um pobre incauto, crente de que esse tal de Facebook  é de fato o local do debate e diz:

 – Gente, eu gosto do Ximbinha, vou sentir a falta de dele.

Observe que ele não xingou ninguém, não falou mal da Joelma, nem mesmo defendeu o Ximbinha, apenas expressou sua opinião sem fazer juízo de valor. Não adiantou.

O que ele recebeu como resposta variou de “maldito”, “batedor de mulheres”, “assassino”, enfim… a claque se uniu em gangue apenas porque o cidadão disse que gostava de outro alguém.

Mas a vida, meus amigos, parcos leitores, também é feita de “falsianes web”, são aqueles que inventam um conteúdo “só para ver no que dá”. Algumas vezes, acontece o pior, como o caso das pessoas que quebraram agências da Caixa porque um boato espalhou que aqueles que não retirassem o dinheiro do bolsa família naquele dia ficaria sem nada, ou a senhora dona de casa com problemas mentais que foi assassinada por conta de um boato que falava da presença de uma pessoa que sequestrava crianças, alguém apontou a senhora, que morava no mesmo local há 23 anos e tinha 43 anos e 3 filhos.

Vamos nos ater apenas nas besteiras. Recentemente vi no Facebook (não esqueça de ler redes sociais) uma postagem indignada contra a Rede Globo pois a mesma não havia noticiado a morte da cantora Roberta Miranda, dizia a postagem:

“Merda de emissora. Só o brasileiro para assistir esse lixo. Morre uma das maiores cantora (sic) e eles não falam nada no Jornal Nacional só a morte daquele rockeiro (sic) maconheiro” (era o mesmo dia da morte de David Bowie). Um incauto amigo do cidadão que compartilhou comentou:

– Mas isso é mentira, pare de compartilhar essas coisas.

Recebeu como resposta:

– Vi o link e compartilhei, não sei se é verdade.

Observem: Não sei se é verdade. O cara não sabe se é verdade, o cara inclusive sabe que pode ser mentira, mas ainda assim ele compartilha e fica bravo quando alguém o confronta com a verdade da mentira (ficou estranho), afinal a “rede é democrática, eu posso escrever o que quiser”. Neste caso, os “curiosos” e não informados se deram mal. O link da notícia direcionava para outro site, que até tinha uma notícia falsa sobre a morte da cantora, mas também instalava um daqueles programinhas que acaba com o seu computador e com a sua conta bancária caso você a acesse a partir da máquina.

Então, nobreza, o Facebook (já sabe, né?) não é lugar de gente feliz, não é lugar de democracia, é lugar de encontro de ideias e de iguais, mesmo que estes sejam asnos com feno na boca, ainda assim, iguais. Não se preocupe se você esquecer a regra, os haters sempre estarão lá para te lembrar disso.

O site Oba Oba fez uma lista com 10 comportamentos que só um hater tem, confere aqui 

Link permanente para este artigo: https://www.blogdoediney.com.br/o-facebook-nao-e-lugar-para-pessoas-felizes/

1 comentário

  1. Francisco

    Opa, excelente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>