Blog do Ediney

No mundo corporativo assim como na vida, em boca fechada não entra mosquito

Há um ditado que diz: “em boca fechada, não entra mosquito” é verdade. A boca fechada é uma das principais qualidades que você pode ter no ambiente corporativo. É evidente que aqui não falo de dar opiniões, contribuir em reuniões ou explanar planos, não é isso!

Ficar de boca calada é uma qualidade na popular “rádio corredor”, nas fofocas do cafezinho, nas conversas privadas pelo Messenger, e aqui também incluo o termo “boca fechada”. Minha mãe me ensinou desde pequeno que quando eu não tivesse algo bom para falar sobre uma pessoa, não deveria falar nada. E assim você também deveria agir.

Como diria o eterno professor Tibúrcio: – Vamos pensar um pouco: de que vai ajudar a sua carreira o fato da sua colega estar ou não saindo com o chefe? Estar usando ou não um decote. O seu colega casado estar tendo um caso, ser homossexual, a menina estar grávida, enfim… são inúmeros os assuntos que podem te desvirtuar do dia a dia. Vai por mim, o código de ética da sua vida deve prever um filtro para estas conversas.

Por falar em filtro, vamos para a antiguidade com Sócrates, até ele em tempos remotos já previu essa nossa incontinência verbal e deixou para nosso deleite a sabedoria dos 3 filtros que diz o seguinte:

Antes de você falar alguma coisa para alguém passe essa informação por três filtros:

1 – Essa informação você tem certeza que é verdade? É absolutamente verdade?

2 – Essa informação é algo bom?

3 – Essa informação tem alguma utilidade para seu interlocutor?

Pense nisso: Antes de contar ou falar algo que você não tem certeza de que seja verdade, não é algo bom e não vai ajudar ninguém no seu dia a dia. Se você pensar bem é melhor ficar de boca fechada, afinal, os mosquitos estão por todos os lugares.

 

Compartilhe: