Blog do Ediney

Mudanças são eternas e não efêmeras

Thomas Hardy disse certa vez: “O tempo muda tudo, menos algo dentro de nós que sempre se surpreende com as mudanças.”  E ao menos para mim essa é uma verdade absoluta. Não adianta, tudo o que eu lembro na minha vida toda mudou. As pessoas mudaram, o lugar em que as coisas ficavam mudaram e até mesmo eu mudei! Mas então por que motivo demoramos tanto a nos acostumar com as mudanças.

Dizem que se acostumar as mudanças é uma questão de tempo, também é verdade, até porque você não tem outra opção, ou você aceita a mudança ou muda tudo para se afastar daquilo que mudou. Confuso né?!

Mas vamos lá,faço junto com colegas supercompetentes um programa de rádio, já mudamos de horário 3 vezes e caminhos para a quarta mudança, e em todas elas sentimos que algo está nos faltando, que algo não está no lugar certo.

No mercado de trabalho é exatamente assim: faça as contas das vezes que você trocou de trabalho, que os seus amigos mudaram, saíram, foram demitidos ou se demitiram, todos eles tem o mesmo medo que você sobre mudanças, mas em algum momento foram obrigados por alguém ou por eles mesmos a mudar!

Tem uma velha história que todos devem conhecer que é a da vaquinha:

Caminhanvam  por um pobre vilarejo o Sábio e seu discípulo, quando o aprendiz pergunta ao chefe:

– Se o senhor é tão sábio assim por que não encontra um jeito de ajudar a toda essa gente?

O mestre olha com olhar descrente ao discípulo e pergunta:

– Quer mesmo que eu os ajude?

– Sim! Responde o discípulo.

O sábio homem, entra então em uma pequena propriedade e começa a conversar com os moradores daquela casa: ele ouve da matriarca da família que a única forma de alimentação de todos eles é a vaquinha que diariamente fornece o leite para ela e para os filhos. Vez ou outra ela troca o leite com alguém da vizinhança por outro tipo de alimentação.

O sábio agradece a conversa da sofrida mulher, e já distante da casa olha para seu discípulo e pergunta novamente:

– Quer mesmo ajudar essa família?

– Claro! Responde

– Então volte lá e jogue a vaca no precipício!

Incrédulo, o jovem tenta argumentar com o sábio que a vaca é a única forma de alimentação da família, que a morte da vaca por certo os levaria a morrer de fome. O sábio irredutível exigiu o cumprimento de sua ordem ao que o discípulo contrariado, porém sabedor da hierarquia que lhes separava cumpriu a ordem mas se recusou a seguir a jornada ao lado de um homem que ele considerava tão mau.

Muitos anos depois o jovem passava por aquele mesmo vilarejo e lembrou da passagem que marcara a sua juventude e resolveu conferir o resultado da maldade do sábio. Se aproximou do local que sua memória apontava como sendo a localização da humilde residência e encontrou uma bela mansão com enormes jardins. Pensou que com a morte dos primeiros residentes alguém comprara a propriedade e a fizera próspera. Chegando ao portão contou a pessoa que lhe atendeu e perguntou sobre os antigos proprietários, foi informado que tudo aquilo sempre pertenceu a mesma pessoa. Estranhando a situação pediu para falar com a proprietária e ficou surpreso ao reconhecer o mesmo rosto que o atendera há muitos anos atrás.

Durante a conversa a mulher lhe contou que tivera uma vida muito difícil, que tinha uma vaca que lhe dava sustento mas que um dia a vaca caiu no precipício e perdeu a vida, assim a família não tinha mais o leite de todo o dia e começou a plantar. Perceberam que quando plantavam mais do que podiam comer poderiam vender a sobra e assim ganhar dinheiro. Começaram a plantar mais e mais, assim tudo o que era pobreza com muito trabalho virou ouro e afirmou que acredita que foi Deus quem empurrou a vaca precipício abaixo.

Humilhado e constrangido com a descrença em seu antigo mestre o antigo discípulo aprendeu uma lição importante:  que não importa o tamanho da mudança sempre é possível começar de novo e de novo e de novo.

Cada um de nós tem sua história, o sucesso pode demorar para chegar a alguns e muitos devem afirmar que jamais chegaram ou chegarão lá! Mas antes de fazer tal afirmação em auto análise é importante ter clara uma definição: O que é o sucesso para você?

Compartilhe: