Blog do Ediney

Importa para onde estamos indo?

Eu sei, parece uma pergunta tola. Mas ela importa. Assim, como também deveria importar a pergunta desse texto. Importa para onde estamos indo? Parece que não importa não. Perdemos totalmente a a visão do todo, só vamos, tipo manada, comprovando todos os dias as mais velhas pegadinhas em que um segue o outro sem saber o motivo, assim somos nós, humanidade atualmente. Estamos sempre esperando um milagre.

Sabemos, já sabemos, ninguém mais precisa estudar ou precisa de mais tempo para comprovar que estamos destruindo o planeta, mas o que fazemos a esse respeito. Só vamos. Desfazemos acordos, criticamos quem critica essa ruptura, caminhamos para a extinção do planeta, mas seguimos indo.

Estamos cansados de saber em que tipo de políticos devemos ou não confiar, em que tipo de discurso devemos ou não confiar, quão perigosas são as arbitrariedades, mas ainda assim, clamamos por elas. Buscamos por elas, estamos apenas indo.

Estamos fartos em ouvir sobre fake news, sobre os perigos dela para a vida de pessoas comuns como eu e você e sobre a vida de toda uma nação, mas, desde que nos interesse, seguimos compartilhando fake news como se não houvesse amanhã, como se não houvesse consequências, apenas seguimos.

Recentemente passamos por muitas provas, derrubamos uma presidente, veio o vice e nos calamos sobre a corrupção dele, como se ela fosse menor que a de sua antecessora, dizemos, talvez para nos sentirmos bem conosco mesmo que também somos contra ele, mas nada, absolutamente nada fizemos a esse respeito. Quando os preços dos combustíveis começaram a disparar, nada fizemos, somente reclamamos em redes sociais. Quando uma greve dos caminhoneiros veio, apoiamos como se houvéssemos encontrado a tábua de salvação. Bastou acabar a gasolina (ou a chicória) acabar que com ela foi o nosso apoio.

Agora, de verdade, importa para onde estamos indo?

Deveria. Mas lá no fundo do nosso coração, não importa não. Queremos apenas ficarmos quietinhos em nossa zona de conforto, queremos ter um trabalhinho que nos dê uma salário no final do mês e uma leve esperança de melhora um dia, quem sabe, na vida. Queremos também que nossa opinião valha sobre todas as outras, pois, provavelmente sabemos muito mais que outros, temos a resposta e o histórico para todos as questões do mundo.

Na verdade, e de verdade, só importa para onde estamos indo se estivermos indo para onde achamos que é o caminho certo. E esse é o fim, ou ao menos é o começo dele. Na onde de # vale algumas para nossa reflexão:

#somostodoshipocritas
#somostodosegoistas
#somostodosgenios
#somostodosapenasnós

Compartilhe: