Blog do Ediney

Humildade: um combustível poderoso!

A humildade independe da sua posição hierárquica

Enquanto escrevo este texto o tema do dia na redação, nos botecos da cidade, na Boca Maldita ou ainda em hospedarias Brasil a fora é o atropelamento ocorrido no Alto da Glória, a vitória do Coritiba frente ao Palmeiras, 6 a 0 foi de tirar o fôlego realmente!

Mas vamos mais além do resultado, vamos a São Paulo, vamos a entrevista de Felipão falando sobre o Coritiba, a verdade é, desrespeitando o adversário, subestimando a concorrência, e isso é uma lição do dia a dia de uma organização.

Já falei aqui no blog sobre boca fechada que não entra mosquito. E não entra mesmo! Talvez se Felipão não falasse tanto, talvez se tivesse usado o tempo desrespeitando o adversário o estudando, talvez se não colocasse o salto alto e fosse realmente ao trabalho, talvez e apenas talvez, não tivesse tomado a sonora goleada que tomou!

Nas organizações é igualzinho. Muitas vezes você trabalha em um veículo líder, você trabalha em um local com audiência, receita, enfim e esquece que de outro lado há uma pessoa, ou um grupo trabalhando, suando, buscando seu espaço e devargazinho, de pontinho em pontinho vai tirando essa supremacia toda.

A vitória, a boa fase devem sim ter seu espaço para comemoração, mas assim como a lenda do rei que estava morrendo e chama o filho mais velho que iria herdar o reino e lhe dá um anel e diz nos seus momentos de maior glória e de maior derrota leia a inscrição do anel. Logo em seguida o filho saiu para a guerra e vitorioso voltou para os braços do povo, ali no meio daquela comemoração lembrou da recomendação do pai e leu a inscrição do anel que dizia:
– Isso também vai passar!
É verdade. Todos os dias as pessoas devem buscar a excelência no que fazem. Cursos, estudos e principalmente modos diferentes e mais rápidos para se fazer a mesma coisa devem estar na ordem do dia sempre. Estude seus concorrentes. Saibam o que de bom eles estão fazendo, como eles estão fazendo. Como você pode aprender com eles?

Outro ponto importante: humildade. É ela que vai manter os teus pés no chão na hora do sucesso e que lhe dará força para a volta por cima. É um combustível poderoso no dia a dia de qualquer organização.

Compartilhe: