«

»

jul 02

Imprimir Post

Foco no que você tem de melhor

01-el-socioAqueles que me conhecem sabem que sou um ávido consumidor de tv, assisto absolutamente tudo, de programas extremamente ruins e mal feitos até mesmo superproduções que até podem trazer algum conhecimento para a sua vida. Dentre estes tantos programas, um tem me chamado a atenção: “O Sócio”, programa do History Channel, que conta como o milionário empresário Marcus Lemons vai até empresas em dificuldade e tenta, ao se tornar sócio e investir, reerguer o negócio, mas sabe qual é o principal problema que ele enfrenta? O ego. Sim, o ego.

Os empresários não aceitam que simplesmente não sabem de tudo, tem dificuldade em entender que é preciso se cercar de profissionais competentes em cada uma das áreas para que a partir daí a administração flua normalmente. Mas o ponto aqui é: porque você acha que precisa manter cada detalhe do processo em suas mãos? Por que centralizar soluções é tão atraente para você?

Vou usar um exemplo do próprio programa para ilustrar o que digo. Uma academia está em dificuldades, não consegue crescer. Fruto do ideal de um marido personal trainer e uma esposa que desenvolveu produtos de alimentação para ajudar as pessoas a se alimentarem melhor. O problema desta empresa não era vender pouco, era não saber focar no necessário. O personal exigia que tudo passasse por sua aprovação, embalagens, ingredientes de produtos, canais de venda e a pergunta que o futuro sócio fez: o que você entende destas coisas? Nada. Mas ainda assim o rapaz seguia desvalorizando sua esposa e o trabalho dela interferindo em um processo e assim perdendo dinheiro.

Não vou entrar em mais detalhes sobre o programa em si, mas no ensinamento final dele, foque no que você é bom. Tenha clara quais são as suas limitações e como você pode confiar em pessoas para melhorar você e sua empresa. Antes de fazer uma critica na base do “gosto” ou “não gosto” pense que é possível que de fato você esteja errado. Que as pessoas estejam lhe oferecendo sempre o melhor e confiar nelas pode ser uma boa ideia, afinal, temos talentos diversos e cada um deles deve ser valorizado.

Não conheço pessoas de sucesso que se cercaram de auxiliares piores que eles, eles sempre são iguais ou melhores aos seus chefes e assim mesmo que deve ser. O próprio “sócio” do programa, quando entra em uma questão que entende pouco, chama pessoas que o aconselham a tomar a decisão correta, muitas vezes, ele inclusive desistiu de negócios seguindo conselhos de seus subordinados.

Então, meus nobres leitores, seja o melhor que conseguir na área que você é bom. Foque no seu talento, ele te levou até aqui e ele te levará mais longe, não queira aprovar, opinar, criticar,cutucar algo que não lhe é familiar, você apenas criará dificuldades de relacionamento, nada mais.

Quem quiser saber mais sobre o programa, clique aqui

Link permanente para este artigo: https://www.blogdoediney.com.br/foco-no-que-voce-tem-de-melhor/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>