Existe a hora certa para desistir?

good-luckAs pessoas normalmente dizem: é muito difícil perder, e isso é fato, ninguém gosta, mas o mais difícil mesmo é não jogar mais.Sim, pois na derrota tudo o que você tem a fazer (como se fosse fácil) é levantar, sacudir a poeira e tentar novamente. Mas e quando não há essa possibilidade? Quando o mundo te cercou de tantas maneiras que o correto é baixar bandeiras e declarar a derrota, desistir.

Não queridos, não é fácil. E assim como um feto que sente pavor ao sair da barriga de sua mãe, desistir causa uma gama de sentimentos absolutamente distintos de tudo que você já passou, mas a pergunta é: Por que desistir? Algumas vezes não há escolha e a desistência nada mais é que uma imposição da própria sobrevivência.

Antes de seguir aviso aos incautos, não estou escrevendo sobre a desistência maior, a vida. Nunca. A vida é um jogo de fases infinitas e com vidas infinitas, nada, absolutamente nada pode fazer com que você perca a chance de recomeçar e fazer de novo. Pode ser diferente, pode ser mais difícil e até mesmo pior, mas aí vai da sua capacidade de recuperação para entender o que pode e o que não pode ser feito. Nunca desista disso.

Voltando ao nosso devaneio… quando é hora de desistir de um amor? Quando é hora de desistir de um negócio, de uma amizade, de um projeto? Quando? A imposição do tempo é um grande condicionante, mas às vezes o seu óculos está tão sujo que a referência é perdida. Sim, é uma referência ao filme  A Teoria de Tudo. [notice][/notice]Não assistiu? Assista!

No filme falamos disso o tempo todo. Um gênio descobre que tem dois anos de vida. Ele tem uma namorada que o ama, um doutorado a terminar e apenas dois anos de vida. O que fazer? Desistir? Sentar-se a frente da tv sentindo pena  de si mesmo? Pois foi exatamente essa a escolha que ele fez. Mas faltou combinar com a namorada que não desistiu, apesar de todos os avisos, de tudo o que viria ela seguiu em frente e o convenceu a fazer o mesmo, ele fez e tudo de bom acontece. Não anteciparei aqui os acontecimentos do filme que devem ter grande similaridade com a vida real do casal, mas nele há conjunto de momentos em que você pensa, por que eles ainda estão nessa. Por que não desistem?

Saber a diferença entre o certo e o errado, e o principal: ter fé, pode ser absolutamente tudo o que você precisa para seguir em frente em sua meta, não importa qual seja ela. Não importa se é algo importante como salvar um negócio do qual dependem muitas pessoas ou simplesmente acertar aquela cesta da linha dos 3 pontos, isso não faz diferença, negócios, vida, amor… a linha é a mesma.

Alguém falou certa vez, a maioria das pessoas desiste exatamente no momento anterior a conquista do que tanto almejam. Pensemos sobre isso todos os dias. Estabeleçamos marcos, e aqui me permitam citar uma parábola da bíblia, talvez uma das mais icônicas, a de Jó. Para quem não conhece o livro, ele é curto e vale a leitura, nele você ficará com raiva de Deus, do Diabo, do próprio Jó e depois destes sentimentos serem conflitantes você poderá chegar a uma única conclusão: não desista. Não importa o tamanho das dificuldades, não importa o tamanho das privações, não desista.

Por fim lembro a vocês que pequeno ou grande são proporções de grandeza que dependem única e exclusivamente dos olhos que enxergam. Faltar sabão para lavar a roupa é tão ou mais importante do que faltar tinta na impressora ou ainda uma ambulância para levar alguém ao hospital. [important][/important]Tudo depende de como isso seria usado, por quem seria usado. Não há diferenças ao longe e de perto só quem passa por estes momentos é que pode opinar.

Todos temos sonhos não realizados, alguns de nós desistimos de realizá-los, fomos enforcados pela vida, pelos acontecimentos, outros simplesmente mudaram de sonhos, o importante é não desistir em tentar ser o melhor que você puder ser, fazer o melhor que você puder fazer e finalmente, ser quem você gostaria de apontar para o seu filho e dizer: este fui eu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *