Blog do Ediney

Em sua vida, tudo vai mudar.

Tudo vai mudarA ideia de que tudo sempre continuará na boa, ou má, maré de sorte é um erro comum entre as pessoas e as empresas. A cada nova mudança de mercado, a cada nova ação do governo, como diria a Band News FM, em 20 minutos, tudo pode mudar!

E pode  mesmo! Sei que é muito mais fácil escrever do que viver, mas acredite, falo como um alguém que vive diariamente a gangorra do mundo das empresas. Desde as pequenas coisas, até grandes movimentos, a certeza é uma só: tudo mais cedo ou mais tarde, irá mudar. Temos, como a maioria dos animais, dificuldade em mudar. Temos apego a coisas, locais, situações, cargos e empregos. Gostamos mesmo da zona de conforto. No livro “Quem Mexeu no Meu Queijo”, de uma maneira forçada é verdade, somos apresentados a necessidade de entendermos o novo e lidar com ele.

Então, como um cozinheiro lista suas receitas, vou listar algumas coisas que me ajudam a lidar com maior facilidade com esta situação: repito, nunca é fácil, busco amenizar e me preparar, mas o “sofrimento é inevitável.

1 – Tenha em mente – Tudo vai mudar – Isso deixa você muito mais acostumado com o que pode vir

2 – Provoque pequenas mudanças o tempo todo – Mude sua mesa de lugar, a disposição de móveis, o local do almoço, provoque isso com frequencia e com certeza terá boas surpresas.

3 – Exercite o mundo do “se” – Se você fosse mandado embora, se você for transferido, enfim… busque alternativas antes delas acontecerem, quando isso ocorrer, você já sabe exatamente o que fazer.

4 – Quando a mudança acontecer, nunca, jamais, fale, diga ou reaja de imediato. Respire, pense, e só assim responda.

5 – A mudança não é ruim. É bom, ok, pode parecer no primeiro momento que o mundo vai desabar, mas não vai.

6 – Por fim, tenha sempre o plano B, e se você não quer mudar, saia de onde você está (mudança) e faça por si só o seu “igual”.

A vida nos coloca frente a frente com as surpresas diariamente, depende de cada um de nós saber o que de melhor podemos tirar em cada uma destas situações.

Para encerrar, quero lembrar de uma antiga parábola que sempre guia aqueles que buscam a calma em momentos de euforia…

Diz a lenda que um antigo rei em seu leito de morte, em meio a uma guerra chama seu filho mais velho e avisa que vai morrer. Dá os conselhos normais, fala sobre justiça, retidão e lhe entrega um anel:

– Quero que você use esse anel, ele será sinal da nossa aliança e vai te fazer lembrar dos conselhos que dei.

O rapaz vai a guerra, no caminho, triste, olha para o presente do pai e lê a inscrição:

Isso vai passar!

Depois de alguns meses de combate, o rapaz volta para o seu reino vitorioso, e é recebido com honras. O povo o saúda nas ruas, um momento de alvoroço e alegria. Neste instante o rapaz lembra do pai e novamente lê a inscrição em seu anel:

Isso vai passar!

Compartilhe: