Blog do Ediney

Coisas que você devia saber, ou fazer, no mundo web

Essa novidade que já está ficando velhinha, a internet, tem a sua própria linguagem, o seu jeito de contar as coisas, mas uma coisa não mudou em relação a sua vida: o bom senso continua sendo a principal regra.

Separei algumas diquinhas para que você possa acompanhar com maior eficiência o mundo web, reforçando o que escrevi no parágrafo anterior, aqui as regras são diferentes, você não será punido por não segui-las, mas é bom que siga!

Facebook

Primeiro vamos falar sobre o “querido” Facebook. No Facebook, tal qual o já falecido (ou não?) Orkut, há um limite no número de amigos, no caso do Face, são 5000, depois disso as pessoas podem virar assinantes. Agora, vamos pensar: você realmente conhece e se relaciona com mais de 5mil pessoas? Você tem tempo de acompanhar as postagens de todas elas? Se a resposta for não, mude seu estilo de postagem e o seu modo de seguir as pessoas. Se você acha que sim, precisa ter tantos amigos assim, o correto é você ter uma página e não um perfil. Nas páginas as pessoas são fãs e não amigos. E por favor, perfil lotado, perfil 2, 3, 4, 5 não faz parte do uso da ferramenta, toma seu tempo e não alcança objetivo algum.

Outra dica importante e aí só vale para você que quer manter a credibilidade das postagens é verificar o que se está postando. Por exemplo, você tem certeza que o Fantástico realmente falou sobre a segurança? Você ao menos procurou no Face se tinha a tal tecla? Então… verifique. Outra coisa que causa repulsa na maioria das pessoas são as fotos de abortos, mortes. Primeiro que são proibidas pelas regras do Face, segundo você está sujeito a suspensão da sua página então pense bem.

Por fim… você realmente quer todos os seus amigos vejam as fotos em que você é marcado? Acho melhor não né!? Então, ative nas configurações de privacidade de sua conta uma moderação do que pode ser postado na sua página. No meu caso, por exemplo, nada é publicado sem minha aprovação, acho que vale muito a pena. Você não corre o risco de ser marcado em montagens ou situações vexatórias e não deixa seu mural virar um painel de propagandas. Falar nisso, não marque as pessoas em propagandas, elas não gostam.

Twitter

O Twitter está virando uma rede cada vez mais segmentada, então as regras lá são mais importantes do que em outros lugares, e o melhor, elas são extremamente mais simples. A principal delas é o caso do RT. O RT existe, é legal, mas o use com moderação, não dê vários Rt’s da mesma pessoa, se eu quisesse saber a opinião dela a estaria seguindo. Por favor, não faça uma pergunta e fique dando RT nas repostas. E por fim, não faça como Requião e Greca, não dê RT nos elogios dos outros a sua pessoa. Não é legal.

As respostas do twitter funcionam como no email, recebeu uma mensagem privada, responda em mensagem privada, recebeu aberto, responda aberto ou avise “DM” . Viu, super simples!

Email

O email é outra fonte constante de problemas. As pessoas simplesmente não sabem as regras do bom senso que ele tem. Vamos relembrar algumas delas, são básicas, mas como disse anteriormente, as pessoas simplesmente esquecem.

1 – para quem responder?
Responda sempre para quem lhe enviou o email, por exemplo, você recebeu um email do seu chefe e nele estavam copiados outros 2 colegas. Ao responder, responda para todos, isso evita erros de comunicação. Se você entender que as outras pessoas não precisam (ou não deviam) ter acesso aquele email, primeiro você manda um email para todos dizendo que o assunto será resolvido diretamente com a pessoa X e por isso você excluirá as demais da conversa e a partir daí seguirá com o assunto. ATENÇÃO, NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, copie mais pessoas em uma conversa sem a autorização desta. Caso você entenda que há a necessidade de mais pessoas estarem na conversa, escreva primeiro: – Acho que Fulano pode nos ajudar, você se importa se eu o copiar no próximo email e ele ter acesso ao histórico de nossa conversa? – Pronto assim você evita todo tipo de problemas.

Então galerinha, era isso e só isso, regrinhas simples que mudam o seu jeito de conversar e aparecer para o mundo web. Quer outras dicas? Tem outras dúvidas? Escreve um comentário que prometo responder quando possível. 🙂

Compartilhe: