Blog do Ediney

Bloqueio Telemarketing: Estou na dúvida

Por força de criação, de cultura ou sei lá mais o que sou contra proibições impositivas, tendo a acreditar na discussão e no consenso para melhor regular o convívio com a sociedade.

No Paraná, os deputados aprovaram uma lei que cria o bloqueio de ligações de telemarketing (leia o post aqui), essa lei, segue o exemplo de São Paulo, mas acho que “o buraco é mais em baixo”: Fico imaginando as pessoas que dependem desse trabalho para sobreviver, das pessoas que não se importam em receber essas ligações , mas que agora com a diminuição do campo de trabalho terão essas ligações aumentas e certamente farão o bloqueio. Lembro também de 64 quando nos impuseram o Golpe Militar, do AI5, quando nos impuseram a censura e assim por diante…

Talvez estas reflexões não tenham sentido, talvez devamos aprender a votar para que nossos representantes de fato usassem o espaço e poder a seu dispor para proporcionar a sociedade instrumentos de crescimento e não de cercear.

A principal reclamação quanto a atuação do telemarketing são as ligações fora de hora e insistentes: então por que não regulamos horários para que as ligações aconteçam e o número de vezes que se pode ligar ao invés de simplesmente proibir?

Se reclama também do uso exagerado do gerúndismo por parte da categoria, então por que não investimos em treinamento para que esse tipo de comunicação seja melhorada?

As proibições são na minha opinião impositivas e não atendem a toda a demanda da sociedade, é verdade que o bloqueio é um sucesso, em seu primeiro dia 2mil pessoas se cadastraram no site e até agora o número já é de 20 mil, mas vale a pena a cadeia de acontecimentos que isso irá gerar? Não estamos sendo arrogantes por não atendermos uma ligação e dizermos simplesmente “não”?

Acho que vale a reflexão, talvez eu mude de ideia (daí volto aqui para me retratar) mas por enquanto continuo avesso a mão forte do estado e vou ao encontro daqueles que creditam ao debate a fonte de todas as resoluções.[polldaddy poll=1951640]

Compartilhe: