Blog do Ediney

Bem-Vindo a cidade puxasacolandia

bajulador-581x400Estou lendo um livro sobre administração, estratégia, essas coisas… chama-se QI Estratégico, me foi ofertado pelo amigo Francisco Tramujas. No livro, muito teoria sobre quem fez, como fez, o que deveria ter feito. Um livro que fala de história e teoricamente te indica como fazer no futuro para não cair nas mesmas armadilhas. Este livro me fez pensar em como, atualmente, estamos nas mãos da boa vontade de outras pessoas. Como a competência meio que deu lugar aos acertos e conchavos do chamado networking.

Sempre, desde que me lembro de minha vida de gestor de alguma coisa, e lá se vão mais de 12 anos, contratei pessoas melhores que eu em alguma coisa, sempre acreditei que o progresso depende do suor de cada uma delas e para mim a fórmula do sucesso er: 90% transpiração, 5% talento e 5% sorte, sem os últimos dois itens você seria um bom profissional e ficaria tranquilo, pois tudo só dependeria, ainda assim do seu trabalho.

Mas, mudou. E para pior, não fechei em minha mente ainda a nova fórmula, mas já está claro para mim que os 90% de suor já não são suficientes para nada, então, a fórmula está mais ou menos assim:

20% suor, 5% talento, 5% sorte, 40% conhecer alguém, 30% não ter freio para o fim.

Agora, só o suor não te adianta, aliás, nenhum dos itens sozinhos funciona, o que funciona é uma somatória, e não, isso não ficou melhor. Você, profissional, ficou nas mãos de pessoas que podem ser menos talentosas e competentes que você, que podem não ter a mesma disposição que você, mas conhecem alguém… a era do puxasaquismo, chegou!

Compartilhe: