Blog do Ediney

Assembleia Legislativa do PR lança Frente Parlamentar em Defesa do Diploma

Com o objetivo de desenvolver ações que mostrem a posição contrária do Paraná à decisão do STF, que decidiu pela não exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, a Assembleia Legislativa do Paraná lança Frente Parlamentar em Defesa do Diploma para Jornalistas.

O presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, esteve nesta segunda-feira (07/12) na Assembleia para acompanhar e falar da iniciativa.

“A regulamentação da profissão de jornalista existe há 70 anos e há mais de 40 anos foram criados os cursos de Jornalismo. Infelizmente sofremos um revés que significa um retrocesso”, disse ele.

O presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), declarou apoio da Casa à luta pelo diploma. “Embora essa discussão seja de responsabilidade de órgãos federais, oferecemos nosso apoio integral. Sabemos da importância do direito da sociedade de receber informação apurada por profissionais com formação, e capacitados para exercer o Jornalismo”.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor), Márcio de Oliveira Rodrigues, explicou que a Frente Parlamentar vai procurar apoio de deputados e realizar audiências públicas para ouvir especialistas favoráveis e contrários à regulamentação da profissão.

Duas Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) tramitam na Câmara e Senado restabelecendo a obrigatoriedade do diploma de jornalista. Elas foram aprovadas pelas Comissões de Constituição e Justiça dos dois órgãos e agora serão votadas em plenário.

As informações são da Assembleia Legislativa do Paraná.

Compartilhe: