Blog do Ediney

As relações de hoje definem o amanhã no trabalho

Minha mãe me ensinou que devemos respeito à todos, não importando sua condição financeira, a maneira com ela tenha me tratado ou ainda a sua idade. Diz o ditado que respeito é mercadoria de troca, não acredito. Acho que devemos respeito mesmo aqueles que em nossa opinião não merecem serem respeitados.

O mundo dá muitas voltas, hoje precisamos de alguém, amanhã alguém precisa da gente e assim vamos, é ciclo que pode ser virtuoso ou ainda desastroso, depende de como conduzimos nossas relações. Tive uma colaboradora certa vez que nos dávamos muito bem, certa vez, tentada por uma proposta financeira melhor, resolveu demitir-se. No novo emprego, ainda me pediu dicas, pediu para que eu corrigisse seus textos e a tudo isso fiz com o pensamento de parceria. Porém, soube que ela falava de mim nos bares da vida, me bloqueou nas redes sociais e também no Messenger, não guardo mágoa, mas isso não quer dizer que a quero de volta em minha equipe. Outro dia, um amigo que comanda uma equipe de jornalistas recebeu um currículo dessa pessoa e me pediu referências, adivinha o que eu falei?!

Temos que ter relações profissionais claras, elas devem ser balizadas no respeito, na ética e no profissionalismo. As conversas paralelas devem ficar restritas ao escritório. Em suma é assim: falar do seu trabalho fora das paredes do escritório é grande tiro no pé. Não repita este erro, acredite, o cara para quem você está abrindo o seu coração será no futuro, seu chefe, seu subordinado ou ainda seu concorrente a vaga.

Se ele virar seu chefe não te contratará porque vai lembrar como você se portava com antigos gestores e provavelmente não irá querer o mesmo para ele. Se ele for seu subordinado vai achar que tem todo o direito de falar de você, afinal, você falava de outros. Se for seu concorrente a vaga, menos mal, mas mesmo assim corre o risco dele deixar escapar alguma coisa.

Agora pense: se você foi ético o tempo todo, se falou apenas aquilo que poderia ser dito, se manteve relações duradouras, o que tem para se preocupar? Nada! Mantenha a postura certa para não se arrepender depois.

Compartilhe: