As desculpas da vida

Sabe aquele momento, aquele que de uma hora para outra tudo muda? Quando o cenário não lhe parece mais familiar? Quando você encontra aquela pessoa que apesar de amigo, você considerava como irmão, mas de repente, e não mais que de repente não há o que ser dito?

Então, esse é o tema desse texto. Ele intitula-se “desculpas da vida” derivado de uma conversa que tive com a amiga Daniela Coelho que lamentava que as tais “desculpas da vida” a separaram de pessoas que ele sempre quis próxima.
Assim, hoje não tenho tempo, amanhã vou casar, depois tenho jantar com a mãe, no outro dia preciso dormir. Outrora você não tinha tempo junto, você seria o padrinho do casamento, jantava junto com a mãe e ficava ali sem ter o que fazer, junto, simples assim.

Mas as desculpas da vida não te separam só das pessoas, te separam dos objetivos. Dos quilos que você queria perder, do curso que você iria começar, da vida que você sempre quis ter, e ainda não tem.

No passar dos dias, por mais força que se faça, as oportunidades, chances, vão lhe escapando pelos dedos e ainda pior, você tem que fazer escolhas, e claro, nem sempre gosta do resultado.

Quando você casa, ou começa um namoro, no mundo ideal, você segue tendo discussões intermináveis e entusiasmadas com seu amigo, ainda procura o melhor curso de pós e por que não, pedirá a conta do seu trabalho ao menor atrito com aquele arrogante do seu chefe.

Mas no fim, nem sempre você casa ou começa o namoro, tem uma desculpa para isso, se casa ou namora nem sempre consegue manter as suas amizades e os prazeres que ela lhe proporcionava, sim, há uma desculpa para isso. Aquele curso pode esperar um pouco mais, afinal o ano esta acabando, você está sem dinheiro, o trabalho está lhe tomando todo o tempo, enfim você tem uma desculpa para isso também. Pedir a conta do seu emprego para se livrar do sacana do chefe, assim, como um passe de mágica, deixa de ser uma opção, você já deu uma olhadinha no mercado de trabalho?

As desculpas da vida, é aquela coisa que você sempre critica nas pessoas que te rodeiam, mas que via de regra exercitamos diariamente. São as desculpas da vida que fazem com que em um dia ensolarado no futuro você olhe no espelho e diga:

– Muito prazer, meu nome é …

Um comentário em “As desculpas da vida”

  1. Bah, é bem assim mesmo que funciona. Inevitalvemente. E porque somos muito acomodados. É mais fácil ser assim, agir assim, mas é mais triste também.
    Sinto falta de amigos que eu sempre acreditei que seriam para sempre, mas que o casamento, o namoro, o cachorro do vizinho, a mudança de tempo, qualquer que seja a desculpa, nos separou. Neste caso, eu cobro, pois tento sempre ser diferente.
    Mas quando falas de sonhos, planos e tantas outras coisinhas do dia a dia, coloco o rabinho entre as pernas e visto a camisa da vergonha – e da culpa. Eu queria ser diferente. Nem precisa chegar o futuro para eu sentir falta do que eu deixei de viver. Por medo. Por falta de tempo. Falta de dinheiro e oportunidades.
    Mas independente do que seja, quando a gente quer de verdade, não há nada que impeça. Então o que falta talvez seja a tal da vontade.
    Confuso? hehehe
    beijos #pessoaquerida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *