Blog do Ediney

5 coisas que as pessoas ditas civilizadas fazem e não deviam fazer

O que é civilidade? É o conjunto de ações que somados possibilitam com que vivamos em sociedade de maneira harmônica. Eu sei, é um resumo um tanto quanto simplista, mas serve para nossa elucubração de hoje. No final de 2013, escrevi aqui no blog sobre como devíamos pensar mais no próximo e menos em nós mesmos para melhorar nossa convivência. Enfim, e que tal 5 exemplos de coisas que muitas pessoas fazem e não deviam fazer? Coisas pequenas mas que podem causar grandes transtornos em uma simples visita a um comércio? Vamos lá ?

5 – Guardar lugar na mesa
Tá aí algo que mostra bem o espirito egoísta que tomou conta da sociedade. Seja no shopping, no “bufezinho” da hora do almoço. Pessoas, com “medo” de ficar sem lugar, ou querendo garantir a melhor mesa usam todo tipo de argumento para segurar a mesa. Vale tudo, celular em cima da mesa, bolsa, sacola, pessoa com cara de paisagem ficar sentada em lugar de 4 pessoas enquanto as demais não voltam. Se as pessoas simplesmente seguissem a regra de se servir e depois ir à mesa, eu garanto, haveria lugar para todos.
mesa4 – Deixar a bandeja suja na mesa
Mais um exemplo do “eu que importo”. Deixar a bandeja suja na mesa, o shopping tá cheio, o restaurante está cheio, há pessoas procurando lugar. Aí, você simplesmente  levanta e deixa toda sua “sujeira” onde estava sentado. Simples assim. A pessoa que vem com sua bandeja, com sua bolsa, que não guardou lugar, que se vire, afinal, você está ajudando a manter o emprego do cara que limpa as mesas. SQN
bandeja suja3 – Furar Fila
Quem não quer chegar antes? Quem não quer terminar suas coisas na maior brevidade possível? Mas isso justifica você passar suas necessidades na frente das necessidades dos demais? Justifica você “achar” que precisa mais do que outras pessoas terminar suas coisas? Não, não justifica. Apenas justifica quão alinhado com a sociedade decadente em que vivemos você está.
images2 – Usar o acostamento como pista
Essa é clássica em congestionamento de feriados prolongados. As pessoas entendem que aquela pista que originalmente serve como parada de emergência, como corredor para pedestres, é também uma pista que serve ao objetivo específico de mostrar quão melhor você é que os demais e pode furar a fila de carros enquanto todos os demais precisam esperar pacientemente na pista. Os otários que seguem sempre ficam torcendo para a polícia aparecer e multar essas pessoas, mas, não, a polícia nunca aparece. E “Deus me livre” um carro estar quebrado no acostamento, o “furão” querer entrar e você não “dar a vez”. Adivinha quem será o errado?!
140204951 – Estacionar em vagas de deficientes e idosos
Clap, clap, clap. Atitude tipicamente egoísta de quem não está nem aí para ninguém. Estacionar em vagas exclusivas para idosos e deficientes, é escroto. Não importa se algum portador de cadeira de rodas e precisa daquele espaço. Pouca importa se uma senhorinha com dificuldades de locomoção precisa de uma vaga perto da entrada do local. O seu carro é especial. Você é especial e dane-se o resto.

Há zilhares de exemplos, estacionar em duas vagas, dar carteirada, ser arrogante com subalternos, pular a catraca do busão, enfim, não faltam exemplos. Todos nós sabemos de tudo que é errado fazer. É uma decisão de cada. Ser mal educado é uma decisão sua. Assuma-a.

carro-em-local-proibido21

Compartilhe: