Blog do Ediney

Vastas perguntas, escassas respostas

Quão ignorantes somos? Quanto podemos evoluir? O dinheiro de fato é a solução para todos os problemas? Tudo indica que sim, mas os fatos dizem que não. Diz um ditado antigo que de nada adianta tirar o porco do chiqueiro, dar-lhe banho e usar perfume, na primeira oportunidade que tiver, o porco voltará ao chiqueiro. Tendo a acreditar na verdade disso, mas aí a polêmica: as pessoas não mudam?

Vejamos o caso do momento, o goleiro Bruno: de infância paupérrima, criada por uma senhora que não era sua mãe, pouco estudou mas fez fama e fortuna jogando futebol, estima-se que ganhava cerca de 200 mil/mês e já era sondado por times como o Milan e o Barcelona, mas Bruno quis voltar para o “chiqueiro” (aqui não falo de geografia e sim de analogia)

Orgias, traições, ignorância de lei  e certeza de impunidade levaram o goleiro Bruno do céu ao inferno, enquanto escrevo esse texto ele está foragido, por certo não será assim por muito tempo, como figura pública logo será denunciado. Mas o que faz Bruno se cercar das mesmas más influências do tempo em que era apenas “bruno”?

Macarrão, seu inseparável companheiro desde os tempos das ruas das favelas, continua ao seu lado, dirige o seu carro, tem livre acesso a sua casa e segue circulando nas mesmas favelas, e ao que tudo indica… cometendo crimes.

Bruno é um caso isolado, mas representa um problema, a falta de preparo, não somos feitos para o 360, será que somos criados apenas para o horizonte? Não está na hora de nos prepararmos para grandes mudanças?

Por outro lado, não seria totalmente ético abandonar aqueles com os quais você conviveu na hora de “roer o osso”, ou seria? É uma questão de criação ou caráter? Difícil dizer, assim como adolescentes extremamente ricos não tem medo da justiça e por isso cometem barbáries, pessoas pobres nem sabem que ela existe e cometem o mesmo erro.

As perguntas são vastas, as respostas escassas e todas desfilam no campo da filosofia. A verdade é, que infelizmente, a pouca efetividade da justiça faz com que a sensação de que a lei válida tem como única relação o número de zeros em sua conta bancária.

Compartilhe: