Que tipo de carrapato é você?

carrapatoO carrapato é aquele bichinho que se prende a pele de alguns animais, e isso inclui os seres humanos. Ele fica lá, quieto, na dele, só sugando o sangue do seu hospedeiro. Fazendo uma analogia com nossa vida, todos temos carrapatos. Sejam carrapatos sociais, sejam carrapatos de sentimentos, sejamos nós mesmos os carrapatos, mas há um tipo de carrapato que é o pior de todos, o carrapato do poder, este é perigoso e enquanto não for extirpado por completo, sempre será uma praga em nossas vidas, o pior? A culpa é nossa mesmo.

Há o tipo clássico de carrapatos do poder que são 99% dos políticos. O apego ao poder e a tudo que ele representa, valem as negociatas, valem os acordos esdrúxulos, os conchavos, é o popular vale tudo. No carrapato político o apego ao dinheiro é apenas um dos elementos, talvez o principal, mas apenas um deles. O que ele gosta mesmo é da sensação de domínio que tem. Aos  assinantes do Netflix fica a dica de assistir a série House of Cards, a série mostra como o apego ao poder é gigante. Na série não mostra político roubando dinheiro, mas sim acabando com ideias para conseguir ainda mais poder. Mandar, indicar, vencer. O poder é isto.

Mas de santa a sociedade não tem nada, e todos temos nossos carrapatos pessoais. Queremos mandar, ter o controle dos processos, nos achamos melhores que os demais, nossas opiniões são mais corretas que outras opiniões. Afinal, eu sou eu. Vale aqui um exercício pessoal, quantas vezes não passamos por cima do que a maioria das pessoas achavam correto apenas para valer a nossa opinião? Eu lembro de várias.

Não lembra, permita-me refrescar a sua memória e indicar as vezes que você não deu a vez no trânsito porque afinal você estava com pressa, você  estava na via certa, você não mandou ninguém ficar parado na direita, ou você não tem culpa  que o cidadão parou ou mora em uma via movimentada e quer tirar o seu carro de ré. Que culpa tem você se o cobrador errou o troco, se a pessoa está na faixa de segurança e você com seu carro está com pressa, ou o idoso está em pé porque todos os bancos preferenciais estão ocupados? Você está sentado em um banco “normal”  não tem que levantar coisa nenhuma.

E na fila do banco? Você cheio de pressa e ainda vem aquele monte de “velhos” e grávidas tomarem a sua frente. Por que eles tem que ir justo no horário que você vai no banco? Carrapatos de nossas próprias crenças, é isso que somos. Nosso time é melhor e o juiz sempre rouba nosso time, nossa música é melhor porque eu não sou jacu de ouvir outro estilo. Nosso partido nunca rouba, é tudo coisa da velha mídia que sempre nos persegue.

Os carrapatos estão presentes em nossa vida social, profissional e no dia a dia. Somos carrapatos que reclamamos de outros carrapatos. E não me venham com esses dedos grandes querer me “apertar” para eu sair, usarei muito as redes sociais para te xingar, para contar a todos os outros carrapatos como suas ideias são idiotas e retrógradas. Afinal, carrapatos tem muito a ver com “manada”, carrapatos figurados andam em bando enquanto os literais são solitários chupadores de sangue, mas ambos tem uma certeza: estão certos enquanto todos os outros que discordam deles está errado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *