Blog do Ediney

Qual foi a última vez que você realmente se comprometeu com algo?

christian-bale-emagrece-lindo-magro-filmeComprometimento. O que é isso? Neste texto, quero trocar figurinhas com você sobre esse tema e começo com uma pergunta: Qual foi a última vez que você realmente se comprometeu com algo. Por “algo” entenda, tudo aquilo que você de mostrou disposto a fazer. Aceitou um trabalho, um namoro, um casamento, um filho, uma dieta, suas metas pessoais, enfim, qualquer coisa em que você tenha empenhado a sua palavra ou sua energia.

Comprometer-se  com algo é simplesmente incrível, um contrato que você faz, acima de todos com você mesmo, em que indica fazer coisas pois gosta delas. O problema que normalmente surge é o desânimo e a falta de coragem. Desanimou com alguma coisa e não tem coragem de contar ao preposto. Está em um emprego que não gosta e não tem coragem de pedir a conta. Está infeliz em uma relação e não tem coragem de falar a verdade.

COM-PRO-ME-TI-MEN-TO

Sabe quando aquele seu amigão do peito lhe conta um segredo? Aquele bem cabeludo? Aquele que você só conta para alguém extremamente de sua confiança? Pense que um dia vocês brigaram feio, e, por aquelas coisas que só a vida conta tornaram-se inimigos de morte. Você tem uma carta na manga, sabe de algo que ninguém pode saber. Sabe de algo que pode inclusive te beneficiar com amigos ou no trabalho se for revelado. Você conta? Conta, se for um tremendo mau caráter. Você fez um contrato, você se comprometeu em não contar.

Mais?Você foi contratado por uma empresa, esta confiou no seu currículo, na entrevista que você deu, na qualidade do seu trabalho e em tudo aquilo que você se dispôs. Começando a trabalhar você vê que o trabalho não era bem aquilo que você esperava, viu que tinha muita coisa que você queria mudar e com o passar do tempo acaba ficando um tanto quanto desanimado com a situação. O que você faz? Se for uma péssima pessoa, nada. Se for alguém sério, uma pessoa comprometida, senta, conversa com o seu gestor e se necessário, apresenta sua demissão.

Você encontrou uma pessoas super divertida, amiga, bonita. Apaixonou, casou, quem sabe até teve filhos, depois de algum tempo sente falta da farra com os amigos, lembra de como sua casa era mais a sua cara quando você morava sozinho, então resolve que você não precisa se dedicar 100% aquela relação, então, aos poucos começa a desfazer  o contrato, o comprometimento, todas as promessas que você fez outrora tornam-se palavras vazias jogadas em um vendaval.

É verdade também que algumas vezes para manter a sua palavra você acabará sofrendo, terá momentos ruins e conversas desagradáveis. Você não precisa fazer nada do que não gosta, a única coisa que lhe é cobrado é a verdade.

Se você fez, honre, seja verdadeiro com você mesmo. Seja verdadeiro com aqueles que acreditaram na sua “vontade”. Dê 100% de você onde quer que você tenha empenhado a sua palavra. Você é exatamente aquilo que apresenta e aquilo que executa e não aquilo que acha sobre você mesmo. Coloque no seu pensamento que todos que dividem a mesma área e vontade, que alguns estão sofrendo por aquilo que você não está fazendo.Que alguém está decepcionado por você não cumprir com a sua parte. Aliás, fazer a sua parte, é disto que tudo isto se trata.

A foto:

Nesta foto, o ator Christian Bale mudou drasticamente seu estilo de vida, seu peso, sua aparência. Por quê? Para viver um papel no cinema. Ok, você pode estar dizendo que ele ganhou milhões para fazer isso, é verdade. Mas também é verdade que, caso ele não tivesse se comprometido anteriormente, com trabalhos menores, talvez até mesmo sem remuneração, ele não teria de maneira nenhuma ter tido essa chance.

Compartilhe: