Blog do Ediney

Boby, o cara que resolve os problemas. Sua empresa tem um Boby?

Muito se fala no mundo corporativo em pró-atividade, é basicamente aquela tarefa que a maioria das pessoas faz corpo mole, que não por acreditar que aquilo não faça parte de suas atribuições, mas alguém, de repente, sem ninguém pedir, resolve ir lá e resolver! (com o perdão do trocadilho). Esse é o Boby, nosso personagem no texto de hoje.

Boby Vendramin é meu amigo, é um empreendedor, não é um funcionário e pratica a pró-atividade de maneira correta, ou seja, faz e ensina a fazer. A pró-atividade não deve ser uma tarefa a mais na mesa de alguém, não, ela deve ser exercida esporadicamente por quem busca aprender e ser rápido na execução das tarefas.

Boby, nosso personagem, Boby verifica as informações antes de repassá-las, foca na solução e não nos problemas, busca abordagens criativas, e tem uma irritante, porém, pertinente perfeição em seus trabalhos. Mas que trabalhos? Aí é que entra a pró-atividade de Boby. Ele, de nascimento, (ok, piadinha sem graça) é Webdesigner, mas o meu problema é com o celular, e aí? Aí é que Boby não sabe resolver, mas procura, insiste, tenta e se tudo der certo, resolve.

Isso é pró-atividade, fazer algo por alguém de maneira  ou pela empresa sem ser cobrado e tão pouco pago por isso.

No mundo corporativo as pessoas  buscam cada vez mais a individualidade, quando o mercado busca exatamente o contrário, e esse cuidado é pertinente a quem quiser entrar em grandes empresas o, a divisão do trabalho, o autogerenciamento são ferramentas valiosas que estão a disposição da gestão e logo será culturalmente implantado no Brasil.

A pró-atividade será, em um futuro próximo, tema de feedback, hoje ela é apenas um plus e nada mais que isso, as pessoas não são demitidas por não serem pró-ativas, mas não são promovidas por não o serem.

Pessoas como Boby podem fazer parte de times de alto desempenho, que, aliás, precisamos ter uma nota mental sobre o que são times de alto desempenho. Eles, definitivamente não são aqueles times que vez ou outra batem metas ou fazem o que são pagos para fazer. Times de alta performance são aqueles que fazem sempre bem, sempre com excelência o que são pagos para fazer e por isso alcançam resultados desejados.

Boby, é meu amigo como já falei aqui, mas mais do que isso, é um profissional “Midas”, tudo que ele coloca a mão vira ouro porque ele faz com dedicação e cuidado cada uma das tarefas que são atribuídas.

Compartilhe: