A grande estrela da empresa é (ou deveria ser) o trabalho em equipe

Entender o que o seu colaborador espera de você é tão importante quanto o contrário. E isso faz toda a diferença no seu dia a dia no trabalho. Entender como funciona o trabalho em equipe, como se portam as pessoas quando expostas a pressão pelos prazos e como elas se comportam ao se depararem com um colega de trabalho pouco receptivo ao trabalho de equipe podem não ter impacto imediato na vida da empresa, mas no final são o que definem o sucesso ou não do seu negócio.

Para continuarmos esta discussão partamos do principio que todos farão o seu melhor para a empresa e neste melhor está o seu talento para o trabalho, a sua dedicação a empresa e claro, o trabalho em equipe. O trabalho em equipe, se permitem uma sugestão, deve ser a estrela da sua empresa.

Com isto em dia, você pode simplesmente dobrar esforços de uma hora para outra sem maiores problemas, você pode por exemplo abdicar de um colaborador que por motivos diversos teve que se ausentar da empresa por períodos pequenos ou para sempre, a locomotiva chamada produção não pode parar.

Tudo o que foi dito nas linhas acima parecem coisas corriqueiras, mas não é o que se vê no dia a dia das corporações. Pessoas melindradas, pessoas invejosas ou até mesmo inseguras com suas posições se esforçam em fazer a sua parte, que não falte e muito menos que não sobre tempo, porque usar o trabalho de um colega para algo que deveria ser seu parece tão absurdo quanto uma falta.

Cabe, portanto, aos gestores conduzir sua equipe de maneira a primar pela qualidade do trabalho e pelo trabalho em equipe, uma velha, porém certeira, frase diz que a equipe é a cara do gestor. Portanto, se na sua equipe há alguém mal educado, é porque o gestor o foi ou permitiu que isso acontecesse. Se a equipe prioriza a individualidade em detrimento da coletividade, a razão é a mesma.

Lembre-se: na individualidade vemos uma grande pessoa fazendo grandes feitos. Em grandes equipes, vemos grandes pessoas fazendo grandes feitos, então, do individual ao coletivo, quem ganha com a segunda opção é a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *