A esperteza não acabou com o esperto

Vou começar falando em Mandirituba onde considero ter acontecido o maior golpe eleitoral destas eleições com a vitória de Dr. Onildo. Nada contra o doutor que goza de alta popularidade com a população e poderia muito bem ter vencido nas urnas por vias normais, mas não foi o que aconteceu.

No processo em que lançaram o ex-deputado Geraldo Cartário como opção salvadora da cidade pelo PTB, a cidade mostrou que queria a sua candidatura e que certamente ela seria vitoriosa. Ocorre, que Cartário é ficha suja, sabia que era ficha suja e ainda assim manteve e divulgou o contrário na cidade. Propaganda na rua, Dr. Onildo como seu vice e a cada aparição desmentindo um a um os boatos (que a posteriori seriam confirmados) que sua candidatura seria cassada. Cartário cresceu. Deixou para renunciar aos 45 do segundo tempo e substituir a sua chapa pelo então vice e outro homem de bem, Ataíde Alves Moro.

Por que é golpe?

Porque como a renúncia foi feita em cima da hora não houve tempo hábil para que a justiça substituísse o nome de Cartário nas urnas eletrônicas. Porque até a última hora Cartário colocou sua propaganda na rua como se nada tivesse acontecido, induzindo assim os eleitores a votarem no 14, o seu número, mas o 14 acabou elegendo outro candidato.

Volto a repetir: Dr. Onildo teria todas as condições de vencer estas eleições por vias normais, mas não o fez. Assumirá um mandato pela porta dos fundos. É mais ou menos como alguém que chega em uma festa sem ter sido convidado.

Ao atual prefeito uma derrota grande. Sua administração fracassou pois não conseguiu a reeleição e os números somados dos 14 falcatrua e dos demais candidatos da oposição mostram que a população não estava contente com sua administração, isso porém não justifica a forma com que a derrota ocorreu.

É lamentável que a cidade que tanto apreço tenho seja vítima mais uma vez do que há de mais baixo na política local. Aos atuais vereadores fica a dica de aprovação de um projeto que impeça os chamados “ficha-sujas” de assumir qualquer cargo comissionado. Se Cartário quiser mandar através de Onildo, pelo menos que o faça extra-oficialmente.

As escolhas do povo devem ser respeitadas, as urnas expõe o sentimento das pessoas. As pessoas queriam Cartário, mas a vida pregressa de Cartário não o credenciou a atender o chamado popular. No jogo da democracia as decisões devem valer para todos, e todos comemoramos a aprovação da “Ficha Limpa”, as questões pontuais não podem de maneira nenhuma sobrepor as grandes questões nacionais.

Nota do autor

Por fim, quero deixar aqui meu profundo lamento a uma pessoa que considero de enorme competência e sem duvida o maior prefeito que a cidade já teve, mas que por questões que nem faço questão de entender juntou-se a esta maracutaia eleitoral.

5 comentários em “A esperteza não acabou com o esperto”

  1. Graças a Deus alguém que colocou em palavras, a real situação desta eleição. Parabéns. Um relato adequado à situação. Sem ofensas e na verdade.

  2. Infelizmente o mundo esta dominado por politicos sujos , aqueles que quanto mais tem , mais quer , mas va com fé pois so a fé é capaz de remover montanhas e acabar com todo mal !

  3. Infelizmente o a maioria do povo mandiritubense é mais baixo e corrupto doq esses politicos, mas é isto aí, amei oq vc colocou no seu blog, falou tudo!

  4. O povo pede , Mandirituba quer , 14 neles ! e assim o povo o fez . Não vi ninguem reclamando de se dizer votar errado ! O que eu escutei à esse respeito foi ,votamos errado foi na passada e não agora !Respeitem a decisão do povo é só isso que nós queremos ! ha e 14 falcatrua não existe mas 12 isso já não posso falar nada !o povo esta perguntando , quem vai pagar o camaro? o mercadão vai fechar? já estão mandando comicionados embora ?como esta o humor na prefeitura ? vão mandar aqueles da prefeitura que foram 14? espero que dia primeiro de janeiro doutor Onildo possa pagar tudo em dia para comandar com responsabilidade e respeito com o povo coisa que não aconteceu!e 14 neles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *